Projetos Vinculados


O Projeto Moda Connect consiste numa iniciativa apresentada por meio do Instituto General Villas Boas para atender prioritariamente a jovens do Distrito Federal, cumprindo os objetivos e metas estabelecidas pela OEI no âmbito do Projeto Jovem Hipercriativo. Vinculados, os dois projetos, Moda Connect e Jovem Hipercriativo, buscam capacitar e qualificar jovens de famílias de baixa renda, estudantes, artesãos, costureiras e designers, que tenham a intenção de entrar no segmento de moda sustentável e em áreas empreendedoras ligadas ao segmento.


Para tal, serão oferecidos cursos e oficinas ligados ao segmento da economia criativa e da moda circular, de modo que os participantes possam ter uma visão inovadora sobre as diversas possibilidades de convergência entre moda, cultura, empreendedorismo, inclusão e sustentabilidade. A iniciativa pode viabilizar perspectivas para geração de emprego e renda, com a inserção no segmento produtivo da moda sustentável e áreas empreendedoras afins.


A culminância dessa parceria acontecerá em setembro de 2021 na Semana de Moda de Milão, quando dez looks da Marca Natural Cotton Color (empresa conhecida no mercado internacional da moda luxo sustentável e apoiadora da iniciativa) terão sido confeccionados e bordados por artesãs e costureiras do Distrito Federal, no desfile “Ipês do Brasil – do Cerrado ao Sertão”.


O Movimento Moda Connect foi lançado em 26 de  novembro de 2019, com a proposta de construir uma cadeia produtiva inovadora e inclusiva, ligada a moda sustentável, a economia circular, criativa,  inclusiva  e ao consumo consciente. Um ano depois da criação iniciou, precisamente no dia 25 de novembro de 2020, uma segunda etapa, direcionada a realização de cursos de capacitação que vão desde o tingimento natural até a capacitação para empresas de moda para o mercado internacional, passando por empreendedorismo e iniciação ao universo da tecnologia e robótica.


A nova fase foi possível por meio do vínculo com o projeto Jovem Hipercriativo da OEI e a coordenação do Instituto General Villas Boas (IGVB), além do apoio da Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo, instituições que comungam dos mesmos princípios norteadores na área da educação, cultura e inclusão..


O projeto Jovem Hipercriativo tem como objetivo principal gerar oportunidades para os jovens, prioritariamente de até 24 anos, em situação de vulnerabilidade social e/ou desemprego para que tenham acesso a conteúdos culturais e educacionais profissionalizantes para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, que possibilitem a geração de novos negócios em economia criativa, assim como uma nova perspectiva de futuro com mais acesso à cultura e ao mercado de trabalho.


O projeto visa apoiar e realizar ações inovadoras voltadas para o desenvolvimento humano e de enfrentamento à discriminação e que propõem atividades de qualificação e aperfeiçoamento profissional, desenvolvimento de novos negócios e acesso à cultura como forma de prevenção social e geração de novas oportunidades de futuro. Parte dessa premissa a confluência do Jovem Hipercriativo com o Movimento Moda Connect.